PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
ANTROPOLOGIA DA MULHER E ECOFEMINISMO
GUARDIÃS DE CÍRCULO DAS MULHERES
Certificação pelo FACISA/BH e Instituto Renascer da Consciência
INSCRIÇÕES ABERTAS
INICIO: AGOSTO/2014
Um curso reconhecido nacionalmente como referência pioneira, que em 2007, levou pela primeira vez ao âmbito acadêmico uma proposta de formação na modalidade de Pós-graduação e Curso de Extensão Universitária abordando uma ampla reflexão sobre o universo feminino, atraindo mulheres de vários locais do país e do exterior.
Essa formação vai além do conhecimento psicologia da mulher, abrangendo o feminino sob todas as luzes, dentro de uma visão holística e transdisciplinar.
Enfatiza ainda os modelos não hierarquizados e não piramidais das relações humanas, seja nos espaços pessoais, acadêmicos, organizacionais, educacionais, englobando todos os tipos de estruturas relacionais circulares, como uma forma feminina de estar na vida.
Incluir a cadencia do feminino na linearidade acadêmica é um desafio que sintoniza com um novo tempo de respeito, solidariedade, escuta e acolhimento. É um convite para todas nós.
Feminismo e Ecologia serão dois movimentos sociais fundamentais no Século 21. O primeiro, porque adquiridas a autoconsciência como coletivo e a formação necessárias, já não é mais possível nos deter (ainda que possam atrasar a chegada às metas emancipatórias com diversas estratégias); o segundo, porque é cada vez mais evidente a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento técnico-econômico.
Estamos assistindo ao início do fim da Natureza. Já não resulta fácil aos meios de comunicação dissimular, como até agora, a conexão existente entre diversas catástrofes "naturais" que não são outra coisa senão as manifestações de uma mudança climática global de conseqüências inimagináveis.
O Ecofeminismo é uma filosofia de segurança, de paz, de confiança; o patriarcado capitalista é tão assustador que não pode tolerar outras espécies e culturas.
“Nenhuma libertação cultural [ocorre] sem a libertação feminina”.
Reconectar com as raízes na existência da mulher, fazendo um estudo deste tema, trazendo à tona alguns dos problemas e polêmicas que as investigações sobre as relações de gênero, trouxeram à reflexão antropológica. Uma das peculiaridades desse novo tipo de antropologia foi a fusão da perspectiva feminina e acadêmica,considerando as várias vertentes de estudos, incluindo mitos e histórias, em busca de um maior entendimento sobre as raízes antropológicas da mulher.
OBJETIVO
Não é repetindo os mesmos padrões que colocaram em risco a nossa vida e a do planeta é que vamos reverter a situação.
Então, que novo padrão cultural nos assegurará o ressurgir das esperanças de uma vida na terra?
A proposta da formação é responder esta pergunta e muitas outras e mostrar na prática como essa transformação pode acontecer de forma simples e profunda, através do resgate dos valores femininos.
O resultado, é possibilitar as participantes uma melhor compreensão sobre a importância do resgate dos valores femininos e da liderança circular. Sentir em si mesmas o que é ser mulher, externalizar seus talentos, dando orientações, abrindo novos caminhos de atuação tanto pessoal como profissional, resgatando o poder criativo, promovendo crescimento, auto-conhecimento, resultando numa nova forma de estar na vida.
A PROPOSTA
Como as mulheres representam metade de nossa espécie, por que seus comportamentos, atividades e idéias mereceram tão poucos estudos sistemáticos? Antes de desenvolver trabalhos que abrangem direta ou indiretamente as questões ligadas ao feminino, antes de ser guardiã de circulo das mulheres e de cuidar de outras mulheres, é preciso despertar a consciência de quem somos, desenvolvendo muita auto-estima e confiança em nós próprias. Este é o diferencial da nossa proposta: responder questões e fornecer caminhos de transformação. Uma formação pioneira direcionada especialmente para mulheres.
Como acontece
A proposta está centrada em seminários teóricos, atividades vivenciais e práticas, abordando diversos aspectos da vida da mulher e do universo feminino, sob a luz da psicologia analítica junguiana, da psicologia dos arquétipos e dos mitos, da psicologia transpessoal, da antropologia, da filosofia, da sociologia e da sabedoria nativa ancestral. São 14 seminários que acontecem mensalmente, em finais de semana.
Público:
Todas as mulheres que desejam conhecer e aprofundar nas questões relacionadas ao feminino e no auto-conhecimento, bem como, para aquelas que desejam atuar ou que já atuam como facilitadoras de grupos de crescimento ou no atendimento individual.
A capacitação:
Pode ser aplicada em qualquer área de atuação profissional, já que promove uma mudança de visão das estruturas patriarcais vigentes, para uma visão mais integra, que possa unir o feminino e o masculino em seus processos pessoais e de trabalho.
CONTEÚDO PROGRÁTICO:
Módulo I: O Poder do Círculo – Guardiãs do Círculo das Mulheres: Um modo feminino de estar na vida |
Módulo II: Desvelando o Corpo e a Saúde da Mulher - A Psicologia Social: O Processo de Estigmatização |
Módulo III: O Resgate do feminino: um olhar sobre o ecofeminismo e a mudança de paradigma |
Módulo IV: O Masculino como Força Criadora ( A jornada heróica da mulher e o processo de individuação) |
Módulo V: Conhecendo e integrando os quatro arquétipos que direcionam a vida da mulher (a mulher que produz, a mulher que cura, a mulher que cria e a mulher que ensina) |
Módulo VI: Metodologia de Pesquisa |
Módulo VII: Deusas como Arquétipos Femininos na Psique da Mulher |
Módulo VIII: Ancestralidade e o Caminho da Mulher - Bases antropológicas e sociais |
Módulo IX: Liderança Circular Aplicada Nas Áreas: de Saúde, Social, Cultural, Educação e Organizacional |
Módulo X: Práticas nos Atendimentos e em Ação Social |
Módulo XI: Humanização do tempo – Desafios do Mundo Público e Privado |
Módulo XII: Introdução a Antropologia da Mulher |
Módulo XIII: Violência de gênero um desafio |
Módulo XIV: Integrando o Círculo Dentro de Nós |
Coordenação:
Fátima Tolentino: Psicóloga Junguiana e Transpessoal. Formação em Biodança e Expressão Corporal. Membro do CIT – Colégio Internacional do Terapeutas. Pesquisadora da Culturas Nativas ( México, Dakota do Sul (EUA), Brasil e Espanha).. Desenvolvimento de projetos nas áreas: ambiental, desenvolvimento humano, social e cultural. Criação do Curso: Antropologia da Mulher e Ecofeminismo (Guardiãs de Círculo das Mulheres), do Movimento Mulheres Circulando Fronteiras e Círculo das Mulheres Guardiãs da Vida. Diversas publicações sobre o tema. Vice-presidente do Instituto Renascer da Consciência.
Marisa Sanabria: Psicóloga e Mestre em Filosofia pela UFMG. Experiência de ensino a alunos de psicologia. atual professora da UNIPAC. Prática de coordenação de projetos, grupos e analise da dinâmica das instituições, na área publica e privada. Escritora Livros: A procura do Feminino. e Conto para Mulheres Adultas. Livros escritos em co-autoria: “Grupos Interseções”, “Um tiro de amor para todos vocês”, “Experiência na FEBEM”, “O Corpo e o grupo na escola”.
Limite de vagas para 30 participantes
INSTITUTO RENASCER DA CONSCIÊNCIA
Mais Informações
31-32963864
Www.institutorenascer.org.br