ROTEIRO
01º DIA. 24 OUT. 6 ª FEIRA. – BELO HORIZONTE / PANAMA / CIDADE DO MÉXICO
Deslocamento por conta própria até ao aeroporto de Confins, para apresentação no balcão da Cia aérea, procedimentos de check-in para embarque com destino à Cidade do México.
Chegada ao aeroporto, recepção e traslado privativo ao hotel. Acomodação por 3 noites.
Noite livre.
02º DIA. 25 OUT. SABADO - CIDADE DO MEXICO
Café da manhã. Saída para visita aos lugares mais representativos desta grande metrópole com mais de 20 milhões de habitantes. City Tour começando pelo famoso Centro Histórico, passando por Zócalo, Catedral, Palácio Nacional, os murais de Diego Rivera, Paseo de la Reforma e Basílica de Guadalupe, o segundo santuário mais frequentado por fiéis católicos em todo o mundo, situado no cerro de Tepeyac. Poderemos apreciar a imagem feita por Juan Diego da
Virgem de Guadalupe (Virgen Negra). Tempo para Almoço livre. A tarde, Visita a Chapultepec, onde se encontra o Museu Nacional de Antropologia. Nele se poderá apreciar um mosaico das culturas mais importantes do país em uma atraente visita.
À noite, jantar com show em restaurante típico.
03º DIA 26 DE OUT. DOM. - CIDADE do MÉXICO / TEOTIHUACÁN / CIUDADELA / CIDADE do MEXICO
Café da manhã. Pela manhã, visita ao sitio Teotihuacán – “a cidade onde os homens se tornam Deuses”.
A entrada nesse sitio sagrado é ritualística conforme a tradição (abertura do trabalho com meditação orientada pelos líderes, seguida do desbloqueio ocular através de exercício a ser feito durante a caminhada até a Pirâmide do Sol). Subida a Pirâmide do Sol, onde será dirigida uma cerimônia (conduzida pelos líderes).
Visita a Pirâmides da Lua, a Ciudadela com seu templo dedicado a Quetzalcóatl, a Avenida dos mortos e os templos do Jaguar e dos Caracóis. Almoço nas imediações de Teotihuacán. A tarde visita ao Mercado de artesanatos Ciudadela.
Restante da tarde livre e retorno ao Hotel na Cidade do México. Pernoite.
04º DIA/ 27 DE OUT. 2ª FEIRA. - MEXICO/VERA CRUZ/CATEMACO
Café da manhã, e traslado privativo do hotel ao aeroporto, para embarque com destino à Vera Cruz. Chegada ao aeroporto, recepção e transporte privativo em direção a Tlacotalpan, breve visita a este pequeno povoado ribeirinho. Continuação para a cidade mística de Catemaco onde se concentram vários “brujos”,curandeiros e curandeiras em épocas de celebração. Chegada ao Hotel em Catemaco. Acomodação por 2 noites.
05º DIA. 28 OUT. 3ª FEIRA. - CATEMACO/RESERVA NANCIYAGA/ CATEMACO
Café da manhã, saída para a reserva de Nanciyaga. Um lugar de encontros espirituais e pré-hispanicos onde reúnem-se os “Xamãs” da região e também de outros países para realizar seus encontros espirituais.Tempo para participar de um cerimonial de purificação.
Permanência na reserva durante todo o dia para desfrutar da paisagem e das terapias locais e/ou ritual no Temascal (opcionais). Retorno ao hotel em Catemaco. Pernoite.
06º DIA. 29 OUT. 4ª FEIRA. - CATEMACO/ CHIAPA de CORZO / SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS
Café da manhã. Manhã livre em Catemaco. A tarde, saída com destino ao porto de Chiapadel Corzo para embarcar em lancha que navega pelo rio Grijalva, para admirar o imponente Cañon del Sumidero. Continuação a San Cristobal de las Casas. Hospedagem. Acomodação por 2 noites
07º DIA. 30 OUT. 5ª FEIRA – COMUNIDADES INDIGENAS SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS / SAN JUAN CHAMULA e ZINACANTAN / SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS
Café da manhã, visita a pé por esta bela cidade passando pelo típico mercado Santo Domingo. Saída da cidade para visita a San Juan Chamula e Zinacantán, povoações indígenas mayas, que conservam suas tradições, idioma, crenças religiosas e organização social. Cercada por dezenas de aldeias tradicionais Tzotzil e Tzeltal, San Cristóbal está no coração de uma das áreas indígenas mais profundamente enraizadas no México. Retorno a cidade e pernoite.
08º DIA. 31 OUT. 6ª FEIRA - SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS / MISOL HÁ / PALENQUE
Café da manhã. Saída a Misol Há, com parada para banho. Está situado no alto da floresta das montanhas de Chiapas, com uma vegetação composta por árvores de grande porte como o mogno, sapoti e palo de água. Uma das principais atrações são seus 40 metros de altura de cachoeira que cai em uma piscina de 25 metros de profundidade. Há várias outras atrações, como uma caverna, através do qual o fluxo de água emerge e cai de uma pequena cachoeira na piscina principal, uma área arborizada de 15 hectares de floresta tropical, onde você pode ver as aves e os mamíferos, como macacos, esquilos e cutias. Almoço livre. À tarde saída para Palenque. Pernoite.
09º DIA. 01 NOV. SABADO – PALENQUE / CAMPECHE
Café da manhã e saída para visitar o sítio de Palenque.
Que é uma cidade Maya, que se encontra hoje no Município de Palenque, localizado no estado mexicano de Chiapas, próximo do Rio Usumacinta. É um dos lugares mais impresionantes desta cultura. Palenque é o mais importante conjunto de ruínas maias da América Central. Sob o comando de K’inich Janaab’ Pakal –Pacal, o Grande – seu governante mais importante, que assumiu o poder no ano de 603, sendo o criador do calendário Maya.
Dentre todas as estruturas, as mais interessantes são: Plaza Central, Tumba XIII o de la Reina Roja, El Palacio, Grupo de las Cruces, Juego de Pelota, Grupo Norte. É uma área de selva e o sítio fica muito perto do rio Usumacinta. É uma experiência única andar pelas ruínas no meio da floresta. Palenque se estende por cerca de 15 km selva adentro, permitindo fazer algumas trilhas dentro do parque. Continuaremos até o estacionamento principal e iremos descer pelo “andador eco-arqueológico” para chegar a aérea do Museu. Almoço livre nas imediações.
OBS: Atualmente por questões de conservação da aérea arquelogica conta com alguns locais aos quais estárestrigido o acesso, como: Templo de las Inscripciones (tumba del gobernante K´inich Janahb´Pakal II), Casa “E” del Palacio, Torre de El Palacio y templos de la Acrópolis Sur (XIX, XX, XXI, XX-A).
À tarde saída para Campeche. Visita panorâmica em Campeche. Pernoite. Noite livre.
10º DIA/ 2 NOV. DOM. CAMPECHE/UXMAL/ MERIDA
Café da manhã e saída para Uxmal, zona arqueológica de grande beleza. Um estílo arquitetônico Puuc. Visita para apreciar a Pirâmide del Adivino, o Cuadrángulo de las Monjas, o Templo del Gobernador, Pombal. Jogo da Bola, Casa das Tartarugas. Almoço livre. Continuação para Mérida.Visita panorâmica, incluindo Paseo Montejo, Casas Gemelas, Zócalo, a Catedral, Monumento a la Patria, etc. Pernoite. Noite livre.
11º DIA. 3 NOV. 2ª FEIRA. MÉRIDA/CHICHEN ITZA
Café da Manhã e saída para Chichen Itza. Hospedagem e saida para visita ao mais conhecido dos sítios arqueológicos maias de Yucatan, foi nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo”. O sítio arqueológico abrange uma área de 6,5 quilômetros quadrados e pode ser visitado num só dia. Conta com duas zonas arquitetônicas próprias. A zona sul, remonta-se ao século VII e mostra a primeira construção no estilo Maia Puuc tradicional da região de Yucatan. A zona central foi construída depois da chegada dos toltecas, por volta do século X e mostra a especial fusão dos estilos arquitetônicos Puuc e do planalto central do México. As vistas e estruturas mais impressionantes de Chichén Itza estão localizadas na região central. Aí você encontrará o Jogo de Bola, várias plataformas, templos e o espetacular Castelo (Pirâmide de Kukulkán), uma enorme pedra de 25 metros que mostra o calendário maia. Os guerreiros toltecas estão representados nas gravuras que se acham ao redor da entrada, na parte superior o Castelo. Todos os anos, durante os equinócios de primavera e outono, o sol cria a ilusão de uma serpente subindo e descendo escadas da Pirâmide de Kukulkán, um fenômeno fantástico que atrai grandes multidões. A ilusão é reproduzida no espetáculo de luz e som que é realizada todas as noites no sítio arqueológico.
Cenote sagrado
Visitaremos o Cenote Sagrado Ikkil, coração de Chichén Itzá, uma caverna túnel de pedra calcária, podemos descer e nadar das suas águas cor turqueza e apreciar a beleza e a sacralidade desse lugar que é dedicado ao deus Chac o deus maia da chuva e relâmpagos. Localizado a 300 metros ao norte do composto Chichén Itzá.
Cerimonia de fechamento dos trabalhos. Pernoite.
12º DIA. 4 NOVEMBRO. 3ª FEIRA. CHICHEN ITZA / CANCUN / PANAMÁ/ BELO HORIZONTE.
Café da Manhã em Chichen Itza, traslado privativo ao aeroporto de Cancun, para embarque de retorno ao Brasil.
Possibilidade de extensão opcional em Cancun. Consulte-nos!a
FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS.
RESUMO dos SERVIÇOS INCLUIDOS (PARTE TERRESTRE)
Hospedagem (com café da manhã e impostos locais, em categoria de acomodação básica):
_ Cidade do México, 3 noites de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ Catemaco, 2 noites de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ San Cristóbal de las Casas, 2 noites de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ Palenque, 01 noite de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ Campeche, 01 noite de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ Merida, 01 noite de hospedagem em hotel categoria 4*;
_ Chinchen Itza, 01 noite de hospedagem em hotel categoria 4.
Visitas e Tours (com entradas e/ou taxas de visitação):
_ City tour a pé privativo em Cidade do México;
_ Visita privativa a Chapultepec e Museu de Antropologia;
_ Visita as ruínas de Teotihuacán;
_ Visita ao Mercado de artesanato de Ciudadela;
_ Visita A Tlacotalpan;
_ Visita a Reserva Nanciyaga;
_ Passeio de lancha pelo Rio Grijalva, Canion Sumidero;
_ City tour a pé privativo em San Cristobal de Las Casas;
_ Visita aos Povoados Indigenas San Juan Chamula e Zinacantán;
_ Visita a Misol – Há (Cachoeira);
_ Visita ao Sitio Arqueologico de Palenque;
_ Visita panorâmica de Campeche;
_ Visita ao Sitio Arqueologico de Uxmal;
_ Visita panorâmica de Merida;
_ Visita ao Museu e Sitio Arqueologico de Chichen Itza;
_ Visita ao Cenote Sagrado Ikkil.
Refeições: (Sem bebidas)
_ 01 jantar na Cidade do México, com espetáculo; (25/10/14)
_ 01 almoço em Teotihuacan (26/10/14)
_ 01 almoço no Canion Sumidero; (29/10/14)
_ 01 almoço em Chichen Itza ; (03/11/14)
Serviços gerais:
_ Ônibus turístico de luxo com ar condicionado, durante os percursos;
_ Gorjetas a maleteiros (hoteis).
Seguro:
_ Cartão de assistência ao viajante – Assist Card Classic – Cobertura de USD 50.000,00 - 13 dias (24/10 a 05/11)-
Acompanhamento e Apostila:
_ Acompanhamento desde o Brasil dos 2 coordenadores Fátima Tolentino e Flavio D’Assumpção;
_ Apostila com informações turísticas e aspectos históricos e filosóficos do destino.
_ Guia acompanhante durante todo o trajeto, de língua espanhola;
NÃO INCLUI:
_ Todo e qualquer serviço que não esteja mencionado no item acima “Serviços Incluídos”;
_ Serviços extras de caráter pessoal, tantos nos hotéis e em outras situações (caso tenham sido utilizados, deverão ser pagos individualmente in loco).
VALORES DA PARTE TERRESTRE
A vista e A Vista Facilitado:
(Em espécie ou transferência bancária)
USD 2.822,00 P/ pessoa em Duplo.
USD 3.247,00p/ pessoa em Individual.
Parcelado/Financiado:
(Entrada de 30% a vista, e saldo restante em 4 parcelas nos cartões de credito :VISA / MASTER / DINNERS)
USD 2.978,00 p/ pessoa em Duplo.
USD 3.455,00p/ pessoa em Individual.
FORMA de PAGAMENTO da PARTE TERRESTRE:
A VISTA FACILITADO: (sem juros/sujeito a variação cambial):
PARCELADO / FINANCIADO:
• 5 VEZES sendo 30% de ENTRADA em espécie ou transferência bancária + 4 parcelas iguais, sujeitas a aprovação pela entidade financiadora/administradora: CARTÃO DE CRÉDITO: MASTERCARD, DINNERS ou VISA.
• Para outras formas de pagamento e/ ou parcelamento consulte a nossa equipe de vendas.
• Dados bancários: Bco Itau – AG 0925 – CC 20404-2 – Zênithe Viagens e Turismo Ltda – CNPJ41.711.581/0001-57 (comprovante depósito para o e-mail: fit3@zenithe.tur.br / Francesca Bicalho)
VALORES da PARTE AÉREA:
24/10 a 04/11 - Belo Horizonte / Panamá / Cidade do México / Cancun /-/Panamá /Belo Horizonte
27/10 - Cidade do México / Vera Cruz
TRECHOS INTERNACIONAIS:
A vista: em espécie ou transferência bancária;
Cartão de crédito: possibilidade de parcelamento em até 05 vezes SEM JUROS nas bandeiras MasterCard, Visa, Diners e Amex, emitidos no Brasil e de Pessoa Física (não corporativo),
Financiamento em até 12 vezes, com juros, sob consulta.
TRECHOS INTERNOS:
Somente à vista: em espécie ou transferência bancária;
OBSERVAÇÕES GERAIS:
• Os valores estão calculados e condicionados ao número mínimo de 18 participantes inscritos. Caso o número total não alcance este mínimo, os valores serão recalculados e apresentados aos inscritos para que façam a opção de continuidade.
• As adesões que ocorram fora dos prazos estipulados, poderão NÃO ser consideradas dentro das condições do grupo, sendo acatadas como reservas individuais, portanto sujeitas a disponibilidade e/ou alterações.
• Necessário Passaporte com validade mín.de 6 meses a partir da data da volta da viagem. Não é necessário visto.
• É recomendado vacina de Febre Amarela (deve ser aplicada com pelo menos 10 dias antes da Viagem).
Cerimônias e Curso Itinerante
Todas as cerimônias e seminários são de responsabilidade de Fátima Tolentino, Flávio D’ Assumpção, bem como os curadores, chefes de cerimônia da tradição (opcional).
Curso itinerante: O Caminho do Sagrado em conexão com a Cultura Meso-América.
Em épocas de celebração do dia de muertos vamos aproveitar as energias evocadas com tanta fé pelos povos mesoamericanos para vivenciar a sabedoria tolteca que após séculos guardada volta a ser externalizada como uma ponte que nos leva de retorno a nossa integridade.
Quando nós acreditamos em algo com tanta força que perdemos a consciência da nossa própria fé dentro das histórias e comentários de nossos narradores internos, estamos permitindo que nossos preconceitos tomem decisões por nós. Por isso, é importante estar ciente de onde estamos na escala de apego com qualquer crença particular. Com a consciência, podemos recuperar o poder de tomar nossas próprias decisões.
CERIMONIAS:
Coyote Alberto Ruz Buenfil: historiador, ativista e escritor, Alberto Ruz Buenfil, nascido no México, no ano de 1945, realizou seus estudos na Univesidade Nacional Autônoma do México, no Instituto Francês da América Latina e na Bauhaus Situacionista da Suécia. No ano de 1970, começou uma viagem pelos quatro continentes, escrevendo, tirando fotografias, produzindo eventos multiculturais e participando em diversos momentos de trocas sociais. Sua mae é de origem maia e seu pai foi consagrado arqueólogo e maísta, Dr. Alberto Ruz Lhuillier, conhecido mundialmente com o descobrimento , em 1952, da Tumba Real do Senhor Pakal, grande sacerdote maia e soberano de Palenque, no estado de Chiapas. Alberto Ruz Buenfil Filho passou toda a sua infância em Yucatán, acompanhando o pai em suas explorações e trabalhos de reconstrução dos templos e pirâmides maias. No ano de 1987, foi chamado pelos guardiões das tradições do povo Maia para colaborar na reabertura de seus centros sagrados, e em 1994, entra de fato na selva para conhecer de perto a realidade do Movimento Zapatista no estado de Chiapas. Após dois anos, em julho de 1996, inicia uma histórica peregrinação como coordenador da Caravana Arcoiris por La Paz, um projeto internacional de vida comunitária itinerante, formado por um grupo de voluntários de diferentes países. Desde então, vem percorrendo o continente, a bordo de seus coloridos ônibus, realizando um trabalho de educação ambiental através da arte. Atualmente reside no México, Tepoztlán, Morelos na Eco Aldeia Huehuecóyot.
CERTIFICAÇÃO
Os seminários terão a certificação por Fátima Tolentino e Flávio Augusto D’ Assumpção
Fátima Tolentino: Psicologia analítica junguiana e transpessoal. Descendente dos Jenipo-kanidé. Pesquisadora das tradições indígenas, com vivencias no México, Dakota do Sul e Brasil. Participou de rituais com xamãs peruanos, colombianos e pagés brasileiros. Reconhecida como mulher de medicina e curadora no caminho vermelho (Sioux) e em tribos de curadores tradicionais do México Antigo .Conduz cerimônias e rituais xamanicos. Membro do CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas, formação em Biodança e expressão corporal. Mitóloga. Idealização e coordenação da formação em nível de aperfeiçoamento e pós-graduação: Antropologia da Mulher e Ecofeminismo - Despertando Guardiãs de Círculo das Mulheres. Criação e coordenação do Movimento Mulheres Circulando Fronteiras e do Círculo das Mulheres Guardiãs da Vida, focalizando jornadas em diversos locais do país e exterior. Presidente do Instituto Renascer da Consciência em Minas Gerais/BR. Diversas publicações sobre temas relacionados ao feminino, como: Guardiãs de Círculo das Mulheres e Feminino uma Questão de Diferença publicado pelo Conselho Regional de Psicologia. Professora de Pós-graduação no curso de Psicologia Transpessoal. Ministrou seminários na FHB, UNIPAZ.
Flávio Augusto D’Assumpção: Pesquisador do xamanismo ancestral e do uso das plantas de poder na medicina sagrada. Visitou o Peru e Ásia onde teve experiência com xamãs e cerimônias locais. Participou de rituais com xamãs peruanos e mexicanos. Cerimonialista de Temaskal como homem fogo. Gestor administrativo/financeiro do Instituto Renascer da Consciência.
Rtigados. Por compartilhar suas visões do futuro, os profetas foram considerados mensageiros do conhecimento divino. Desde os tempos antigos os seres humanos se guiaram pelas palavras dos profetas, mas de onde veio a sua sabedoria? Existiriam profetas nesta mesma situação vivendo entre nós hoje em dia?
CERIMONIAS:
Coyote Alberto Ruz Buenfil: historiador, ativista e escritor, Alberto Ruz Buenfil, nascido no México, no ano de 1945, realizou seus estudos na Univesidade Nacional Autônoma do México, no Instituto Francês da América Latina e na Bauhaus Situacionista da Suécia. No ano de 1970, começou uma viagem pelos quatro continentes, escrevendo, tirando fotografias, produzindo eventos multiculturais e participando em diversos momentos de trocas sociais. Sua mae é de origem maia e seu pai foi consagrado arqueólogo e maísta, Dr. Alberto Ruz Lhuillier, conhecido mundialmente com o descobrimento , em 1952, da Tumba Real do Senhor Pakal, grande sacerdote maia e soberano de Palenque, no estado de Chiapas. Alberto Ruz Buenfil Filho passou toda a sua infância em Yucatán, acompanhando o pai em suas explorações e trabalhos de reconstrução dos templos e pirâmides maias. No ano de 1987, foi chamado pelos guardiões das tradições do povo Maia para colaborar na reabertura de seus centros sagrados, e em 1994, entra de fato na selva para conhecer de perto a realidade do Movimento Zapatista no estado de Chiapas. Após dois anos, em julho de 1996, inicia uma histórica peregrinação como coordenador da Caravana Arcoiris por La Paz, um projeto internacional de vida comunitária itinerante, formado por um grupo de voluntários de diferentes países. Desde então, vem percorrendo o continente, a bordo de seus coloridos ônibus, realizando um trabalho de educação ambiental através da arte. Atualmente reside no México, Tepoztlán, Morelos na Eco Aldeia Huehuecóyot.
CERTIFICAÇÃO
Os seminários terão a certificação por Fátima Tolentino e Flávio Augusto D’ Assumpção
Fátima Tolentino: Psicologia analítica junguiana e transpessoal. Descendente dos Jenipo-kanidé. Pesquisadora das tradições indígenas, com vivencias no México, Dakota do Sul e Brasil. Participou de rituais com xamãs peruanos, colombianos e pagés brasileiros. Reconhecida como mulher de medicina e curadora no caminho vermelho (Sioux) e em tribos de curadores tradicionais do México Antigo .Conduz cerimônias e rituais xamanicos. Membro do CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas, formação em Biodança e expressão corporal. Mitóloga. Idealização e coordenação da formação em nível de aperfeiçoamento e pós-graduação: Antropologia da Mulher e Ecofeminismo - Despertando Guardiãs de Círculo das Mulheres. Criação e coordenação do Movimento Mulheres Circulando Fronteiras e do Círculo das Mulheres Guardiãs da Vida, focalizando jornadas em diversos locais do país e exterior. Presidente do Instituto Renascer da Consciência em Minas Gerais/BR. Diversas publicações sobre temas relacionados ao feminino, como: Guardiãs de Círculo das Mulheres e Feminino uma Questão de Diferença publicado pelo Conselho Regional de Psicologia. Professora de Pós-graduação no curso de Psicologia Transpessoal. Ministrou seminários na FHB, UNIPAZ.
Flávio Augusto D’Assumpção: Pesquisador do xamanismo ancestral e do uso das plantas de poder na medicina sagrada. Visitou o Peru e Ásia onde teve experiência com xamãs e cerimônias locais. Participou de rituais com xamãs peruanos e mexicanos. Cerimonialista de Temaskal como homem fogo. Gestor administrativo/financeiro do Instituto Renascer da Consciência.